Sucesso entre a década de 70 e os anos 2000, Pista de Esqui volta a ser atração em Garibaldi

O município de Garibaldi resgata uma de suas maiores atrações turísticas, de grande sucesso e que já rendeu ao município reconhecimentos no Brasil e no exterior. A antiga Estação de Esqui Presidente Médici, ativa entre […]


Publicado por Felipe Vicari

há 1 mês atrás

Compartilhar

O município de Garibaldi resgata uma de suas maiores atrações turísticas, de grande sucesso e que já rendeu ao município reconhecimentos no Brasil e no exterior. A antiga Estação de Esqui Presidente Médici, ativa entre 1970 e 2001, ganhará uma versão itinerante — com 120 metros de comprimento, 3,6 metros de largura e 40 torres de sinalização. A nova estrutura será inaugurada neste domingo (31), data em que a cidade celebra seus 121 anos de emancipação política, com evento na Rua Júlio de Castilhos, em frente à prefeitura.

Um resgate histórico, feito pela Associação dos Amigos do Esqui de Garibaldi (AAEG), permitiu reativar a tão sonhada pista, que mexe com a memória de muitas famílias, turistas e atletas. Para quem não sabe, o primeiro homem a esquiar no Brasil foi o empresário garibaldense David Afonso Antônio Santini (in memorian), idealizador da primeira estação. Santini realizou o feito em agosto de 1968 e, desde então, o esporte tem lugar cativo entre os habitantes da cidade. O Campeonato Brasileiro de Esqui e a Olimpíada Brasileira de Esqui atraíram, durante anos, praticantes de diversas partes do mundo.

Resgate histórico da AAEG

O fundador da AAEG, Vitor Guaragni, ressalta que a pista é um sonho que nasceu dentro da própria comunidade, com união, atitude solidária e muita pesquisa. “Foram anos de trabalho, juntando pedaços esquecidos de tudo que restou do antigo esqui, com a ajuda dos amigos que formam a Associação. Foi um projeto sonhado por muitos e que agora sai do papel”, comemora.

Para Aroldo Juliano Pietta, que frequentou a estação de esqui por oito anos e chegou a trabalhar como instrutor, a estrutura reativa um legado marcante na cidade. “Eu conheço mais de 26 estações ao redor do mundo e sei que quem aprende a esquiar na pista artificial, tira de letra quando chega na neve. Essa é mais uma razão para termos a pista itinerante: as pessoas podem aprender aqui e depois aproveitar um dos esportes mais lindos que existem em qualquer parte do mundo”, salienta.

O atual presidente da entidade, Rafael de Paula, convida a comunidade para a inauguração. “É uma honra fazer parte desse projeto que traz de volta, após 20 anos, a pista de esqui. Garibaldi merece a oportunidade de conhecer ou de voltar a ver essa pista, que já trouxe tanto orgulho para a cidade”, destaca.

(Foto: Divulgação)

Generic placeholder image
Por Felipe Vicari

há 1 mês atrás

Compartilhar
    play_arrow
    lens

    AO VIVO | PROGRAMA

play_arrow
lens

AO VIVO | PROGRAMA

Tempo agora

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider