Renato Nobre assume como titular da 1º Delegacia da Polícia Civil de Bento Gonçalves

Na tarde desta segunda-feira (18), o novo titular da 1º Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, Renato Nobre, de 33 anos, concedeu sua primeira entrevista coletiva a frente do novo cargo. Ele assume a posição […]


Publicado por Felipe Vicari

há 2 meses atrás

Compartilhar
Renato Nobre assume como titular da 1º Delegacia da Polícia Civil de Bento Gonçalves. Imagem: Günther Schöler / Grupo RSCOM

Na tarde desta segunda-feira (18), o novo titular da 1º Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, Renato Nobre, de 33 anos, concedeu sua primeira entrevista coletiva a frente do novo cargo. Ele assume a posição após a saída da Delegada Maria Isabel Zerman Machado. Na ocasião, o novo chefe da polícia comentou sobre seu trajeto como policial civil em Brasília e como delegado plantonista em Caxias do Sul.

Nobre é natural de Brasília e lá deu seus primeiros passos na Polícia Civil. Durante seis anos atuou como policial, até no último ano assumir como delegado plantonista em Caxias do Sul. Antes disso, ele já exerceu a função de bombeiro e funcionário público. O novo delegado é formado em direito e possui pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal.

Em suas primeiras falas como delegado em Bento Gonçalves, ao lado do Delegado Regional, Cleber dos Santos Lima, ele destacou que “A população pode contar com um novo delegado que está com muita vontade de trabalhar.”

Ele seguiu afirmando que Bento Gonçalves é “Uma das cidades mais visadas do estado, além de participar do RS Seguro, é uma cidade turística, o que demanda uma atenção maior da segurança pública. Viemos para cumprir nossa missão: A segurança pública da cidade. Temos um grande desafio, sabemos dos números que tem Bento Gonçalves em relação a vários delitos. Nosso desafio aqui é proporcionar à população uma qualidade de vida melhor, através dos órgãos de segurança pública. Vamos buscar interagir com os outros órgãos, Brigada Militar, Guarda Civil Municipal e fiscalização de trânsito e dentro desse conceito com toda essa gestão, proporcionar o melhor que a polícia civil pode oferecer: Investigação de qualidade e diminuição dos números de delitos que tem preocupado a sociedade.” Frisou.

O delegado Nobre destacou que já estuda os casos deixados pela Delegada Maria Isabel Zermann Machado. Seguindo as investigações, ele busca dar sequência em crimes ainda sem resposta. Ele citou o caso do advogado que fora amordaçado e morto em sua cama no mês de setembro.

Dentro da coletiva, o delegado regional, Cleber dos Santos Lima, destacou que nos próximos meses chegarão a Bento Gonçalves mais policiais. Em março, uma turma será formada na academia de polícia e dela serão selecionados alguns agentes para aumentar o poder humano das quatro delegacias que existem na cidade.

Os dois chefes de polícia também foram questionados acerca dos crimes de homicídio e tráfico de drogas. Ambos tiveram aumentos em 2021 e preocupam a Polícia Civil.

“Estamos com 31 homicídios, não temos como equiparar os crimes em si, mas a nossa preocupação é diminuir esses crimes que tem crescido muito. Nossa preocupação é diminuir esses crimes e investigar aqueles que já foram cometidos. Atuar junto dos outros órgãos, a polícia civil trabalha repressivamente, mas precisamos atuar preventivamente.” Afirmou Nobre.

Complementando a fala do delegado, Cleber dos Santos Lima também comentou sobre a questão.

“O programa RS Seguro tem para bento Gonçalves quatro indicadores, CVLI (Crimes violentos letais intencionais), roubo a pedestre, furto de veículo e roubo de veículos. Os indicies que mais aumentaram foram os CVLI, roubo de pedestre e furto de veículos. Desses índices, os que mais incomodam, são os crimes contra a vida. O homicídio que temos de investigar. Grande parte destes homicídios são decorrentes do tráfico, a investigação destes com o tráfico estão interligadas, o combate ao tráfico é uma prevenção ao crime de homicídio” Afirmou.

Generic placeholder image
Por Felipe Vicari

há 2 meses atrás

Compartilhar
    play_arrow
    lens

    AO VIVO | PROGRAMA

play_arrow
lens

AO VIVO | PROGRAMA

Tempo agora

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider