OPINIÃO: aprendibilidade e o futuro profissional | Felipe Tedesco Orlandi

Nessa semana participei de uma conversa com dois dos maiores advogados da região, em que um deles, nos seus quase 50 anos de profissão, nos disse – grupo de advogados em comemoração ao mês da […]


Publicado por Felipe Vicari

há 2 anos atrás

Compartilhar

Nessa semana participei de uma conversa com dois dos maiores advogados da região, em que um deles, nos seus quase 50 anos de profissão, nos disse – grupo de advogados em comemoração ao mês da classe – que ao profissional que busque sucesso é necessária a amplitude do conhecimento além do conteúdo jurídico, devendo o profissional adentrar em qualquer outra área do conhecimento ou de prática, como a pintura, línguas estrangeiras, artes marciais…

Essa indagação causou uma grande conexão com o conteúdo de um curso realizado por Leandro Karnal – uma das maiores mentes pensantes da atualidade – em que dissertava acerca do learnability. Mas afinal, o que significa isso? Segundo Karnal, se trata de aprendibilidade – tradução aposta pelo próprio – consistente em superar os imperativos da tecnologia, mudança de estrutura econômica, globalização, novo modelo de trabalho, bem como os dados (informações) recebidos e a estrutura mental.

Ao decorrer da aula, Karnal chegou no mesmo ponto do advogado, é necessário aprender sobre outras áreas, fugindo de sua zona de conforto, tanto para a saúde mental quanto para o desenvolvimento profissional.

Vivemos em uma era em que não é mais necessário guardar informações sobre história ou geografia, para isso temos a internet, o celular, o computador. O que o mundo precisa atualmente é de pessoas que saibam o que perguntar, pois a informação está aí, disponível e se recicla infinitas vezes em um curto espaço de tempo.

Além de saber o que perguntar, o mundo – e, por consequência, o mercado de trabalho – exigirá quem é capaz de aprender, desaprender e reciclar-se no tempo. A capacidade de entender línguas, mas não limitado a idiomas, uma vez que a programação está em evidência, novas linguagens são criadas, o que necessita de desconstrução e reconstrução do conhecimento.

O Learnability (aprendibilidade) não é somente para questões profissionais, não se limita a isso. A capacidade de buscar conhecimento e ampliar sua capacidade de leitura de novas línguas – tanto idiomas quanto programações, por exemplo – será necessária a fim de que nós pudéssemos evoluir e manter a senilidade afastada de nossas mentes.

Foto: Congerdesign/Pixabay

Felipe Tedesco Orlandi é advogado estabelecido na cidade de Garibaldi. Amante de um bom vinho e de boas conversas, Orlandi contribui trazendo leveza em seu conteúdo, apresentando textos que abordam assuntos relevantes e que influenciam no desenvolvimento e convívio da sociedade.

“Acredito que a melhor maneira de haver crescimento intelectual e humano de uma sociedade passa pela informação, devendo ser ela prestada com clareza e analisando os mais diversos pontos existentes de uma discussão. Pretendo aqui contribuir com minha expertise para essa devida finalidade.”

Generic placeholder image
Por Felipe Vicari

há 2 anos atrás

Compartilhar
    play_arrow
    lens

    AO VIVO | PROGRAMA

play_arrow
lens

AO VIVO | PROGRAMA

Tempo agora

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider