OPINIÃO: aprendibilidade e o futuro profissional | Felipe Tedesco Orlandi

Nessa semana participei de uma conversa com dois dos maiores advogados da região, em que um deles, nos seus quase 50 anos de profissão, nos disse – grupo de advogados em comemoração ao mês da […]


Publicado por Felipe Vicari

há 10 meses atrás

Compartilhar

Nessa semana participei de uma conversa com dois dos maiores advogados da região, em que um deles, nos seus quase 50 anos de profissão, nos disse – grupo de advogados em comemoração ao mês da classe – que ao profissional que busque sucesso é necessária a amplitude do conhecimento além do conteúdo jurídico, devendo o profissional adentrar em qualquer outra área do conhecimento ou de prática, como a pintura, línguas estrangeiras, artes marciais…

Essa indagação causou uma grande conexão com o conteúdo de um curso realizado por Leandro Karnal – uma das maiores mentes pensantes da atualidade – em que dissertava acerca do learnability. Mas afinal, o que significa isso? Segundo Karnal, se trata de aprendibilidade – tradução aposta pelo próprio – consistente em superar os imperativos da tecnologia, mudança de estrutura econômica, globalização, novo modelo de trabalho, bem como os dados (informações) recebidos e a estrutura mental.

Ao decorrer da aula, Karnal chegou no mesmo ponto do advogado, é necessário aprender sobre outras áreas, fugindo de sua zona de conforto, tanto para a saúde mental quanto para o desenvolvimento profissional.

Vivemos em uma era em que não é mais necessário guardar informações sobre história ou geografia, para isso temos a internet, o celular, o computador. O que o mundo precisa atualmente é de pessoas que saibam o que perguntar, pois a informação está aí, disponível e se recicla infinitas vezes em um curto espaço de tempo.

Além de saber o que perguntar, o mundo – e, por consequência, o mercado de trabalho – exigirá quem é capaz de aprender, desaprender e reciclar-se no tempo. A capacidade de entender línguas, mas não limitado a idiomas, uma vez que a programação está em evidência, novas linguagens são criadas, o que necessita de desconstrução e reconstrução do conhecimento.

O Learnability (aprendibilidade) não é somente para questões profissionais, não se limita a isso. A capacidade de buscar conhecimento e ampliar sua capacidade de leitura de novas línguas – tanto idiomas quanto programações, por exemplo – será necessária a fim de que nós pudéssemos evoluir e manter a senilidade afastada de nossas mentes.

Foto: Congerdesign/Pixabay

Felipe Tedesco Orlandi é advogado estabelecido na cidade de Garibaldi. Amante de um bom vinho e de boas conversas, Orlandi contribui trazendo leveza em seu conteúdo, apresentando textos que abordam assuntos relevantes e que influenciam no desenvolvimento e convívio da sociedade.

“Acredito que a melhor maneira de haver crescimento intelectual e humano de uma sociedade passa pela informação, devendo ser ela prestada com clareza e analisando os mais diversos pontos existentes de uma discussão. Pretendo aqui contribuir com minha expertise para essa devida finalidade.”

Generic placeholder image
Por Felipe Vicari

há 10 meses atrás

Compartilhar
    play_arrow
    lens

    AO VIVO | PROGRAMA

play_arrow
lens

AO VIVO | PROGRAMA

Tempo agora

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider