Morre Vandenir Miotti, diretor de Serviços da CIC e ex-prefeito de Garibaldi

A Câmara de Indústria e Comércio – CIC Garibaldi divulgou na manhã deste domingo (25) a morte do seu diretor de Serviços e ex-prefeito, Vandenir Antonio Miotti. Ele estava internado desde a semana passada no Hospital da […]


Publicado por Felipe Vicari

há 2 meses atrás

Compartilhar

A Câmara de Indústria e Comércio – CIC Garibaldi divulgou na manhã deste domingo (25) a morte do seu diretor de Serviços e ex-prefeito, Vandenir Antonio Miotti. Ele estava internado desde a semana passada no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, para tratar de um Câncer, descoberto em dezembro do ano passado.

Miotti deixa a esposa Neusa Furlanetto Miotti, e dois filhos, Jéfferson e Elisa. Nascido em 1957, completou 65 anos no dia 19 de setembro, um dia antes do nascimento de seu primeiro neto, Lucca Antônio.

Foi prefeito entre 1989 a 1992, período em que Garibaldi alcançou um dos maiores índices de retorno do ICMS até então, o que lhe rendeu o título informal de “Suíça Brasileira”. Também foi em seu governo que foi construído o pórtico “Garibaldi – Terra do Champanha” e os muros e iluminação junto ao trevo de acesso à cidade a partir da Rodovia São Vendelino.

Com uma gestão focada na educação, cultura e turismo, criou o Centro de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi, instituiu o Prêmio Nacional de Literatura, além da idealização e entrada em operação do Tim-Tim, caminhão de guerra da década de 40, adaptado para passeios pelo Centro Histórico de Garibaldi e da construção – em parceria com a CIC – da Escola do Senai.

Na política, também ocupou o cargo de secretário Municipal da Administração, no governo de Ambrósio Chesini, foi presidente da Amesne, tesoureiro da Famurs e conselheiro titular do Corede-Serra. Voltou a concorrer a prefeito, em 2000, e foi candidato a deputado federal em 2002, não tendo sido eleito em ambos os pleitos.

Miotti foi autor do livro que marcou a passagem dos 85 anos da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi. Com uma voz inconfundível e um vocabulário perfeito, era um especialista na elaboração de protocolos e apresentação de cerimoniais. Representando a CIC, foi vice-presidente Regional da Federasul e integrante do Conselho Fiscal da FCDL-RS.

Filho de Antonio Miotti e Ignez Honorina Brandalise Miotti, também falecida neste ano, ainda teve experiências como professor de Matemática e radialista. Era muito querido entre os colegas da CIC, onde exercia a função de Relacionamento com o Associado.

Sua última aparição pública foi em uma entrevista publicada em redes sociais e CIC TV, realizada no dia 15 de julho, em que falou sobre a história da CDL e a participação dos comerciantes na fundação da primeira entidade empresarial do município, dando origem à CIC.

*Informações da CIC Garibaldi

Generic placeholder image
Por Felipe Vicari

há 2 meses atrás

Compartilhar
    play_arrow
    lens

    AO VIVO | PROGRAMA

play_arrow
lens

AO VIVO | PROGRAMA

Tempo agora

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider