Hospital Tacchini de Bento Gonçalves desenvolve robô para identificação de infecções

Procurando disponibilizar tecnologias de última geração aos pacientes, o Hospital Tacchini e a Qualis Soluções em Infectologia estão lançando o robô ISA (Infection Surveillance Assistant). Usando inteligência artificial (IA), ele realiza a busca ativa das […]


Publicado por Felipe Vicari

há 1 mês atrás

Compartilhar

Procurando disponibilizar tecnologias de última geração aos pacientes, o Hospital Tacchini e a Qualis Soluções em Infectologia estão lançando o robô ISA (Infection Surveillance Assistant). Usando inteligência artificial (IA), ele realiza a busca ativa das Infecções relacionadas à assistência de saúde (IRAS). Pelo Tacchini, participaram do projeto as dras. Juliana Giacomazzi, Nicole Alberti Golin e Roberta Pozza, enquanto o dr. Rodrigo Pires capitaneou as ações na Qualis.

O Robô-ISA, é um projeto do setor Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) e surgiu de uma iniciativa criada em setembro de 2018 , a partir do projeto INPARARE (do italiano “Aprender”).

Em artigo recentemente publicado na revista internacional Infection Prevention in Practice, por pesquisadores do Tacchini e da Qualis, concluiu-se que o uso de algoritmos de IA na busca ativa global realizada pelo robô-ISA identificou as infecções com 90,3% de exatidão em testes diagnósticos. Além disso, a sua capacidade de predizer uma “não infecção” foi de 99,7%.

“Nosso robô foi programado para ter uma alta sensibilidade e valores preditivos negativos altos, para que as perdas de casos sejam as menores possíveis”, afirma Tiago Vaz, especialista em inteligência artificial e um dos autores do artigo.

De acordo com dados apresentados pelo Tacchini, para cada 100 leitos, um profissional de controle de infecção investe 18 horas por semana na busca ativa de infecções hospitalares. Com a opção de automatização, é esperada uma redução de 80% no tempo investido para a busca ativa de infecções. A expectativa é que com a introdução do Robô-ISA na rotina do hospital, os profissionais de controle de infecção do Tacchini dediquem ainda mais tempo ao cuidado de prevenção de casos diretamente com o paciente.

Foto: Divulgação

Generic placeholder image
Por Felipe Vicari

há 1 mês atrás

Compartilhar
    play_arrow
    lens

    AO VIVO | PROGRAMA

play_arrow
lens

AO VIVO | PROGRAMA

Tempo agora

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider