Estiagem afeta níveis hídricos da barragem de Garibaldi
De acordo com a Defesa Civil estadual, já somam-se 122 municípios no Rio Grande do Sul em situação de emergência devido a estiagem prolongada. Com a falta de chuvas, as condições hidrográficas de diversas bacias […]
há 2 anos atrás

De acordo com a Defesa Civil estadual, já somam-se 122 municípios no Rio Grande do Sul em situação de emergência devido a estiagem prolongada. Com a falta de chuvas, as condições hidrográficas de diversas bacias de captação estão em condição de atenção.
A baixa disponibilidade hídrica também afeta diversos municípios da Serra Gaúcha. Mesmo diante do cenário alarmante, de acordo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), atualmente não há nenhum município no Rio Grande do Sul com racionamento de água.
Em Garibaldi, a situação é de alerta, uma vez que os níveis da barragem estão baixos. O gestor da Corsan no município, Alessandro Tavares, pondera que não há a previsão de racionamento de água no município apesar da falta de chuva.
Para a normalização dos níveis hídricos, especialistas afirmam que seja necessário dias seguidos de chuva com 40 milímetros ou mais. Caso haja um período extenso sem chuvas, os problemas hídricos tendem a aumentar.
Acompanhe a manifestação do gestor da Corsan de Garibaldi, Alessandro Tavares, clicando abaixo:
Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM