Cooperativa Vinícola Garibaldi projeta colheita de 28 milhões de quilos de uva

A Cooperativa Vinícola Garibaldi abriu a época da vindima projetando uma colheita de 28 milhões de quilos de uva. Nesta sexta-feira (6), as quase 450 famílias associadas começam a entregar as primeiras uvas da safra 2023. Leia […]


Publicado por Felipe Vicari

há 4 semanas atrás

Compartilhar

A Cooperativa Vinícola Garibaldi abriu a época da vindima projetando uma colheita de 28 milhões de quilos de uva. Nesta sexta-feira (6), as quase 450 famílias associadas começam a entregar as primeiras uvas da safra 2023.

Leia também:
Veraneio da Vindima celebra o início da colheita da uva, em Garibaldi

Diferentemente do período de seca do ano passado, que prejudicou áreas localizadas de cultivo e trouxe quebra de 15% na produção, neste ano as condições climáticas estão mais favoráveis. Por isso, a projeção é de uma colheita de até 28 milhões de quilos, quase 7% a mais do que o recebido no ano passado, quando foram colhidos 26,2 milhões de quilos.

A produção levemente maior vem acompanhada de boas expectativas também para a qualidade do fruto. “A falta de chuvas que era prevista não aconteceu. Então, temos umidade no solo, o que favorece também o bom desenvolvimento da uva”, observa o gerente de Assistência Técnica da vinícola, Evandro Bosa. Ou seja, o ciclo de desenvolvimento da videira, por ora, está perfeito. “Não há excesso de chuvas, e isso influencia diretamente na qualidade. Se continuar assim, com certeza teremos mais uma safra muito boa em termos de quantidade e qualidade”, reforça Bosa.

As projeções otimistas também predominam na avaliação do enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari. “Até o momento tivemos condições climáticas que permitiram um bom desenvolvimento das uvas. De agora em diante, as previsões indicam poucas chuvas e boa amplitude térmica, o que favorece a maturação das uvas e nos permite colher com os melhores índices de açúcar, acidez e compostos fenólicos. Temos a expectativa de, novamente, colher uma boa safra, que dará origem a vinhos, espumantes e sucos de excelente qualidade”, complementa.

Fotos: Augusto Tomasi/Divulgação

Generic placeholder image
Por Felipe Vicari

há 4 semanas atrás

Compartilhar
    play_arrow
    lens

    AO VIVO | PROGRAMA

play_arrow
lens

AO VIVO | PROGRAMA

Tempo agora

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider