Cirurgia complexa começa a ser realizada no Hospital São Pedro de Garibaldi

Mais uma cirurgia complexa começou a ser realizada no Hospital São Pedro de Garibaldi. Denominada Segmentectomia o procedimento é feito para a remoção de um dos segmentos pulmonares, ou seja, de apenas parte de um […]


Publicado por Felipe Vicari

há 1 semana atrás

Compartilhar

Mais uma cirurgia complexa começou a ser realizada no Hospital São Pedro de Garibaldi. Denominada Segmentectomia o procedimento é feito para a remoção de um dos segmentos pulmonares, ou seja, de apenas parte de um lobo. A segmentectomia é um procedimento mais complexo que visa poupar o maior volume de pulmão possível. A cirurgia foi realizada no sábado (21), em um paciente de Garibaldi.

A realização só foi possível pela instituição estar com a Unidade de Tratamento Intensivo habilitada. O paciente que recebeu a cirurgia é proveniente do Sistema Público de Saúde. Tradicionalmente realizada através de uma toracotomia, que envolve uma incisão na parede lateral do tórax, seguida do afastamento das costelas, a cirurgia do último sábado foi feita via videotoracoscópica, procedimento muito menos invasivo.

O procedimento contou com a participação dos médicos cirurgiões torácicos Dr. Daniel Ronchetti, Dr. Rafael Hann, anestesista Dra. Maria Célia Ritter; Técnica e Instrumentadora Josiana Oliveira; Técnicas de Enfermagem Rosane Delai e Elisangela Pereira e Enfermeira Raqueli Borsoi. A operação durou aproximadamente 90 minutos.

Foto: Divulgação

Generic placeholder image
Por Felipe Vicari

há 1 semana atrás

Compartilhar
    play_arrow
    lens

    AO VIVO | PROGRAMA

play_arrow
lens

AO VIVO | PROGRAMA

Tempo agora

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider