Bento-gonçalvense conquista título no maior rally do mundo

Durante os dias 27 de agosto e 10 de setembro foi disputada a 30ª edição do Rally dos Sertões, esta que sagrou o piloto de Bento Gonçalves, Paulo César Bertolini como campeão da categoria Production T2. A bordo de […]


Publicado por Felipe Vicari

há 2 meses atrás

Compartilhar

Durante os dias 27 de agosto e 10 de setembro foi disputada a 30ª edição do Rally dos Sertões, esta que sagrou o piloto de Bento Gonçalves, Paulo César Bertolini como campeão da categoria Production T2. A bordo de seu Mitsubishi L200 Triton, ele percorreu os 7.210 km da prova junto com seu navegador, Anderson Bertolini. A equipe Bertolini Racing participou da sua 14ª edição desta prova e conseguiu vencê-la.

O piloto Bento-gonçalvense falou com o Grupo RSCOM sobre sua trajetória e também sobre a vitória na maior competição off-road do Brasil.

“Iniciei as provas de off-road com um Jeep fazendo passeios, depois comecei a fazer provas de Jeep Raid de regularidade, fui campeão Serrano e campeão Gaúcho. Sempre tive vontade de participar do Rally dos Sertões. Em 2003 participei pela primeira vez. Por 10 anos até 2012, quando fui campeão na categoria Production T2 com um Troller”, relembrou ele.

“Retornei em 2019 sendo vice-campeão na categoria Production T2 no Rally do Sertões e vice-campeão Brasileiro na categoria T2. E depois só retornei nesse ano de 2022, sendo campeão da categoria Production T2 e 9° na geral de carros do Rally dos Sertões, sendo que esse ano se tornou o maior rally do mundo”.

Tendo em vista as dificuldades que esta prova apresenta, sobretudo pela distância e pelo desgaste, tanto físico como do equipamento, ele falou sobre as principais questões que fazem as equipes terem sucesso nesse tipo de prova:

“Para alcançar esse resultado, tivemos que fazer uma prova com planejamento estratégico, como foram 7.210km, tínhamos que andar rápido, mas também preservar o veículo, então cada dia era uma etapa, que conforme o trajeto a ser percorrido, podíamos forçar mais ou preservar o veículo, esse trabalho é feito entre o piloto e o navegador, decidindo qual estratégia será utilizada naquele dia, nem sempre funciona conforme o planejado” destaca ele.

Bertolini falou sobre a sua própria preparação para este tipo de competição:

“Primeiro, ter uma boa equipe, isso quer dizer um conjunto: piloto, navegador, mecânicos, motorista de apoio, chefe de equipe, cozinheiro, enfim todos que juntamente comigo aceitaram esse desafio de ir para uma prova longa, trabalhando diversas noites, ficando afastado de casa e da família por 20 dias. (Ter) Uma preparação física, um bom veículo de competição e um psicológico muito bom”.

Sobre o resultado no Rally dos Sertões ele disse que, como todo esportista, entra para vencer, no entanto não esperava se sagrar vencedor em sua categoria em 2022.

Sempre que vou para uma competição vou com o objetivo de ser o primeiro, sabíamos que esse rally seria muito mais difícil que os outros pelo tamanho dele Todos que estão lá tem o mesmo objetivo, ganhar. Não imaginava, mas a vitória conquistamos ela dia a dia”, explicou.

Os objetivos para o próximo ano nas competições de Paulo César Bertolini são grandes, entre eles a participação no campeonato da Mitsubishi CUP:

“Antes de 2023 tenho o objetivo de ser campeão Brasileiro na categoria Production T2, atualmente estou em segundo lugar, e faltam duas etapas ainda uma em SP e outra a ser definida em SC ou SP.
Para 2023 pretendo participar do Rally dos Sertões, e do campeonato da Mitsubishi CUP, para isso estou iniciando um projeto para o próximo ano”.

Em 2022, o Rally dos Sertões se tornou o maior rally do mundo tendo em vista sua distância total, 7.210 km, com o percurso passando por cinco Estados do Brasil. Cerca de 4.378 km foram cronometrados, o que corresponde a um percentual de quase 61% do trajeto.

Fotos: Redes sociais/ Paulo César Bertolini

Generic placeholder image
Por Felipe Vicari

há 2 meses atrás

Compartilhar
    play_arrow
    lens

    AO VIVO | PROGRAMA

play_arrow
lens

AO VIVO | PROGRAMA

Tempo agora

Loading...
weather icon

°C

Parceiros

previous arrow
next arrow
Slider